
VARIEDADES
Pesquisa sugere que exposição de gestantes ao bisfenol-A(BPA) aumenta o risco de asma nas crianças, por Henrique Cortez
Pesquisa sugere que exposição de gestantes ao bisfenol-A(BPA) aumenta o risco de asma nas crianças, por Henrique Cortez
[Ecodebate] A longo dos últimos anos crescem as evidências dos riscos à saúde decorrentes da exposição ao bisfenol-A(BPA), já associado a desordens reprodutivas, desordens hormonais, obesidade, problemas no desenvolvimento cerebral, câncer de mama e próstata. O assunto tomou tal proporção que, em uma mudança de posição, a Food and Drug Administration (FDA), agência que controla alimentos e remédios nos Estados Unidos, está manifestando preocupações sobre possíveis riscos à saúde provocados pelo BPA, um componente de garrafas e embalagens de alimentos de plástico amplamente usado no mercado. Na análise anterior, feita em 2008, a agência havia considerado o uso da substância seguro.
Em 15/01/2010, a agência disse que tinha “algumas preocupações sobre os efeitos potenciais do BPA no cérebro, no comportamento e na próstata de fetos, bebês e crianças”. Informou que se uniria a outras agências federais de saúde para estudar o produto químico em animais e humanos.
Agora, em novo estudo [Maternal Bisphenol A Exposure Promotes the Development of Experimental Asthma in Mouse Pups], pesquisadores expuseram ratas prenhas ao BPA, em dosagens proporcionais a uma mulher grávida, ao longo da gestação e do período de amamentação, identificando que a exposição aumentou o risco do desenvolvimeto de asma. A pesquisa foi publicada na edição de fevereiro da revista Environmental Health Perspectives.
Além aumento do risco em si, pesquisadores também identificaram o aumento da sensibilidade aos diferentes fatores desencadeantes, potencializando o riscos de crises de asma.
O estudo foi financiado pelo The National Institute for Environmental Health Sciences e pelo National Institute for Allergy and Infectious Disease
Tags:
Contatos
Londrina Pr.
04388042339
ambienta